Textos

A consciência que expande a sua vida

Por 8 de abril de 2019 Nenhum Comentário

Estamos vivendo em um contexto de muita velocidade, precisamos executar várias tarefas ao mesmo tempo, recebemos muitas informações novas a cada instante e temos cada vez mais responsabilidades que nos exigem tomar muitas decisões em um curto espaço de tempo. Esta velocidade faz com que realizemos nossas atividades sem perceber direito o que estamos fazendo. Se torna cada vez mais comum entrarmos no carro para ir para um lugar específico e chegarmos em outro não programado, dispersos pelos pensamentos diversos que passavam na nossa cabeça naquele momento. Estamos no piloto automático!
O piloto automático serve como metáfora para a falta de consciência que temos sobre o que fazemos no dia a dia, mas principalmente sobre o inconsciente sobre nós mesmos. Por que estamos vivendo esta vida cada vez mais atropelada? Será que o caminho que estamos percorrendo é o que nós realmente gostaríamos? Temos nos deparado com muitas pessoas infelizes em sua vida e que ao mesmo tempo não sabem como poderiam melhorá-la.
Para fazermos transformações em nossas vidas precisamos saber o que nos deixa felizes ou infelizes e isso só é possível quando paramos para uma reflexão profunda sobre nós mesmos. Quando tentamos responder a questões como “quem eu sou”, “que características percebo em mim” fico mais consciente do que me deixa feliz. Isto significa nos conhecermos melhor.
O que ocorre é que tendemos a julgar que a característica que temos é boa ou ruim. Nos exigimos características ditas positivas como paciência, disciplina e controle. No entanto sabemos que a característica paciência, por exemplo, é muito boa quando estamos em um congestionamento no trânsito, mas se estivermos em um lugar onde inicie uma labareda de fogo, ser muito paciente e esperar para ver o que ocorrerá poderá nos colocar em risco de vida.
O autoconhecimento ocorre quando fazemos uma reflexão desprendida de julgamentos e da opinião dos outros sobre nós. Qual avaliação você faz de você e de suas características e comportamentos? Somente com estas respostas será possível ter consciência sobre o que será necessário manter em sua vida e o que mudar. É a consciência que nos trará o sentido, faculdade de sentir e perceber o que efetivamente nos fará feliz.
Comece a ter consciência de você, dê um mergulho para dentro de si e descubra o que traz sentido a sua vida, isso lhe trará mais leveza e pode tirar a angústia da busca de algo desconhecido.

Deixe um Comentário