
Você se conhece? Você saberia se descrever como indivíduo? Você tem consciência das suas características pessoais?
Quando falamos em autoconhecimento, é comum as pessoas pensarem em testes de personalidade, mapeamento de perfil, identificação de habilidades e fragilidades. No entanto, no coaching emocional tratamos o autoconhecimento de forma mais profunda. Ao tratarmos de autoconhecimento nos referimos a um olhar para dentro. Realmente parar e olhar para si: se sentir, se perceber, se analisar. Esse movimento envolve uma reflexão pessoal de como eu sou, de quais características eu percebo em mim e não as características que os outros um dia disseram que eu tenho. Mas sim aquelas características que realmente fazem sentido para me descrever.
É comum as pessoas comentarem “Eu me conheço. Sei das minhas habilidades e dos meus defeitos”. No entanto, ao olharmos para dentro de nós mesmos, não estamos procurando habilidades ou defeitos. Estamos tão somente nos conhecendo e identificando as nossas características sem julgar se são positivas ou negativas. Se realmente analisarmos as nossas características, perceberemos que nenhuma delas é sempre completamente positiva ou negativa. Certas características podem ser extremamente benéficas para desempenhar determinada atividade e nos atrapalhar no exercício de outras tarefas. Então, o primeiro passo é se desprender do julgamento e perceber as nossas características como neutras e tão somente olhar para elas.
Em um segundo momento, você pode analisá-las e ponderá-las, identificando quais são as que lhe agradam e quais são aquelas que por algum motivo lhe desagradam. Neste momento, é importante ter um cuidado para considerar realmente a sua opinião. E não o que outros disseram ser uma virtude ou um defeito. Diante da sua própria avaliação, você é livre para fazer escolhas em direção a transformações. Você transformará aquelas características que você quiser. E não aquelas que os outros disseram que você deve mudar. A transformação só ocorrerá de fato se fizer todo o sentido para quem está sendo transformado. E por isso o autoconhecimento é uma jornada tão importante nas nossas vidas.