Textos

Autoconhecimento: um mergulho para dentro de si

Por 20 de fevereiro de 2019 Nenhum Comentário

Você se conhece? Você saberia se descrever como indivíduo? Você tem consciência das suas características pessoais?

Quando falamos em autoconhecimento, é comum as pessoas pensarem em testes de personalidade, mapeamento de perfil, identificação de habilidades e fragilidades. No entanto, no coaching emocional tratamos o autoconhecimento de forma mais profunda. Ao tratarmos de autoconhecimento nos referimos a um olhar para dentro. Realmente parar e olhar para si: se sentir, se perceber, se analisar. Esse movimento envolve uma reflexão pessoal de como eu sou, de quais características eu percebo em mim e não as características que os outros um dia disseram que eu tenho. Mas sim aquelas características que realmente fazem sentido para me descrever.

É comum as pessoas comentarem “Eu me conheço. Sei das minhas habilidades e dos meus defeitos”. No entanto, ao olharmos para dentro de nós mesmos, não estamos procurando habilidades ou defeitos. Estamos tão somente nos conhecendo e identificando as nossas características sem julgar se são positivas ou negativas. Se realmente analisarmos as nossas características, perceberemos que nenhuma delas é sempre completamente positiva ou negativa. Certas características podem ser extremamente benéficas para desempenhar determinada atividade e nos atrapalhar no exercício de outras tarefas. Então, o primeiro passo é se desprender do julgamento e perceber as nossas características como neutras e tão somente olhar para elas.

Em um segundo momento, você pode analisá-las e ponderá-las, identificando quais são as que lhe agradam e quais são aquelas que por algum motivo lhe desagradam. Neste momento, é importante ter um cuidado para considerar realmente a sua opinião. E não o que outros disseram ser uma virtude ou um defeito. Diante da sua própria avaliação, você é livre para fazer escolhas em direção a transformações. Você transformará aquelas características que você quiser. E não aquelas que os outros disseram que você deve mudar. A transformação só ocorrerá de fato se fizer todo o sentido para quem está sendo transformado. E por isso o autoconhecimento é uma jornada tão importante nas nossas vidas.

Deixe um Comentário