Textos

Em que momento você está?

Por 7 de novembro de 2018 Nenhum Comentário

Estar consciente sobre nosso presente está se tornando uma ação difícil a cada dia. Influenciados por estímulos diversos, temos cada vez mais dificuldade de nos centrarmos no momento atual para sabermos em que ponto estamos na nossa caminhada de vida. Esta reflexão passa por identificarmos nossas características, comportamentos e emoções.

Você já parou para pensar quais as emoções e sentimentos estão presentes em você hoje? Para podermos refletir é importante entendermos sobre os conceitos de emoção e sentimentos. A emoção é um conjunto de respostas químicas e neurais baseadas nas memórias emocionais, e surgem quando o cérebro recebe um estímulo. O sentimento, por sua vez, é uma resposta à emoção e diz respeito a como a pessoa se sente diante daquela emoção. Dessa forma quando estamos tristes, por exemplo, podemos dizer que existe alguma memória desencadeada por alguma situação que estamos passando e que estão provocando o sentimento de tristeza. O mesmo ocorre quando sentimos alegria, amor, confiança, medo, raiva, entre outros sentimentos. Identificar as emoções é um dos primeiros passos para nos conhecermos melhor e termos a capacidade de tomar decisões que promovam resultados satisfatórios para a nossa vida. Quando não sabemos quais emoções estão agindo sobre nós conscientemente, podemos ser levados a decisões que nos tiram do foco de nossos reais desejos, podendo causar conflitos muitas vezes desnecessários. Junto com as emoções e sentimentos existem os nossos talentos e qualidades, que fazem parte da formação do nosso “EU”.

Os talentos são as nossas habilidades para realizarmos determinadas atividades. Tomar conhecimento sobre nossas habilidades nos permite uma atuação alinhada ao nossos objetivos e propósito de vida. Contudo os talentos são neutros, por exemplo, um talento humano é a capacidade crítica. Não precisamos julgar se este talento é bom ou ruim, a decisão de como vamos colocar esta habilidade em prática é que vai nos dizer se os resultados serão positivos ou negativos. O que é bom ou ruim precisamos identificar a partir de um contexto, sejam nossos sonhos, propósito de vida e objetivos. Você sabe quais são os seus talentos? Muitas vezes achamos que não temos talentos, mas na verdade não disponibilizamos tempo para fazer esta reflexão. Outras, sabotamos os nossos talentos.

O que nos faz sabotar nossos talentos? Os estímulos que recebemos a cada dia despertam nossas memórias emocionais que podem ser positivas ou negativas. Quando são positivas reforçam nossos talentos e capacidades, mas quando são negativas geram crenças limitantes e fazem com que sabotemos a nós mesmos. Isto ocorre quando deixamos estas crenças negativas se alimentarem dentro de nós. Para impedir este efeito precisamos ressignificar estas memórias. Não vamos mudar os fatos inconvenientes que já vivemos, mas podemos transformar o seu efeito em nossas vidas. E isso depende da consciência que temos sobre quem somos e onde estamos.

Reserve um momento da sua vida para se conhecer melhor, saber quais são os seus talentos e em que momento da sua caminhada está. Isso vai permitir melhores decisões acerca dos seus sonhos, propósito e objetivos. Que tal a partir de agora investir alguns minutos nesta reflexão?!

Deixe um Comentário