Textos

Que caminho percorrer em 2019?

Por 9 de janeiro de 2019 Um Comentário

Estamos iniciando um novo ciclo e, portanto, uma grande caminhada a partir de agora. Este é um momento de reflexão e que traz alegrias e angústias, dependendo de como vamos enxerga-lo. Quando vemos as inúmeras oportunidades e possibilidades que temos pela frente temos uma emoção de alegria que carrega junto a motivação para realizar sonhos e objetivos. Alguns podem estar se perguntando agora: de que objetivos estamos falando se nem conclui o plano de 2018? Falo do nosso objetivo de vida, seja ele profissional, amoroso ou pessoal, os quais são atemporais. O que traz emoções como angústia, tristeza e insegurança é o fato de não sabermos para onde ir e por mais que realizemos objetivos no dia a dia ficamos com uma sensação de não ter conquistado algum resultado, mesmo vencendo alguns obstáculos.

Para nos sentirmos produtivos e conquistar resultados, precisamos estabelecer uma caminhada constante e perene que exige determinação e atitude. Para este novo ciclo podemos começar com um checklist simples para organizarmos inicialmente a direção que seguiremos. São 3 perguntas básicas a se fazer:

  • O que eu fiz em 2018 e devo continuar fazendo em 2019?
    Precisamos ter a clareza de que não adianta querermos começar uma nova história nos desfazendo de tudo o que já temos. Algumas ações e comportamentos precisam ser mantidos continuamente, pois reforçam nosso compromisso e atitude durante a caminhada.
  • O que eu fiz em 2018 e devo parar de fazer no novo ciclo que inicia em 2019?
    Da mesma forma precisamos nos desfazer de coisas que não funcionaram, não nos trouxeram nenhuma melhoria, não proporcionaram a evolução que estávamos esperando e portanto não adianta ficarmos refazendo porque o resultado será o mesmo: insatisfatório.
  • O que você eu devo começar a fazer em 2019? Que objetivos e sonhos estou vislumbrando para o novo ciclo de 2019?
    Depois de fazer o balanço entre o que permanece e o que dá espaço ao novo, identifique o que você deseja para este ano. Aqui cabe fazer a sua lista sem restrições, mas é claro, ela deve fazer muito sentido para o seu plano de vida.

A partir desta reflexão inicial já temos insumos suficientes para definirmos o caminho que iremos percorrer. Isso significa dizer que estamos no início de nossa caminhada, mas já com pelo menos um resultado concreto.
Agora pare um pouco e perceba: que emoção você sente com esta conquista? As emoções farão parte de toda a caminhada e aprender a administrá-las é um outro fator crítico de sucesso para obtermos resultados, mas este é um outro assunto! Vamos por partes, no próximo texto falaremos sobre isso, nos acompanhe!

1 comentário

Deixe um Comentário